Originou-se
na França, com características contrarias às do romantismo a valorização da
ciência e do positivismo. O nome parnasianismo surgiu na França e deriva do
termo "Parnaso", que na mitologia grega era o monte do deus Apólo e
das musas da poesia.
Caracteriza-se
pela de, pelo ritmo e vocabulário, pelas rimas raras e pela preferência por
estruturas fixas, como os sonetos. O emprego da linguagem figurada é reduzido,
com a valorização do exotismo e da mitologia. Os temas preferidos são os fatos
históricos, objetos e paisagens.
A
inspiração nos modelos clássicos ajudaria os poetas a combater as emoções e
fantasias exageradas dos românticos, garantindo o equilíbrio que os poetas
dessa escola literária desejavam. Desde a década de 1870, as ideias parnasianas
já estavam sendo divulgadas.
Durante
essa época ocorreu a “Batalha do Parnaso” onde de um lado, os adeptos do
Realismo e Parnasianismo, e, de outro os seguidores do Romantismo. Saiu em um
edital do jornal carioca chamado “Diário do Rio de Janeiro”, que publicou uma
polêmica em versos. Como consequência, as ideias parnasianas e realistas foram
amplamente divulgadas nos meios artísticos e intelectuais do país.
As
principais características do parnasianismo foram:
Preocupação
formal;
Comparação
da poesia com as artes plásticas, principalmente com a escultura;
Referências
a elementos da mitologia grega e latina;
Preferência
por temas descritivos;
Enfoque
sensual do Vocabulário culto;
Objetivismo;
Universalismo;
Apego
à tradição clássica;
Preciosismo;
Impessoalidade;
Arte
Pela Arte;
Rimas
Ricas;
Valorização
dos Sonetos;
Metrificação
Rigorosa;
Descritivismo;
Temática
Greco-Romana.
O marco
inicial do Parnasianismo brasileiro foi em 1882 com a publicação de “Fanfarras”
de Teófilo Dias.
Principais
autores e obras do Parnasianismo brasileiro e outros:
A
"Tríade Parnasiana" de vermelho
OLAVO BILAC
ALBERTO DE OLIVEIRA
RAIMUNDO CORREIA
Théophile
Gautier
Leconte de Lisle
Théodore
de Banville e
José Maria de Heredia.
O
Parnasianismo surgiu na França em oposição a escolas literária do romantismo, foi
um movimento essencialmente poético. A escola teve influência da doutrina “arte
pela arte” apresentada por Théophile Gautier, poeta e crítico literário
francês, ainda no período do Romantismo. A teoria da “arte pela arte” ressalta
o belo e o refinamento através da autonomia da arte alheia à realidade. O nome
da escola vem do termo grego “Parnassus”, o qual indica o lugar mitológico onde
as musas moravam. As principais características são:
Racionalismo;
Impessoalidade;
Objetividade;
Arte
pela arte.
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