Introdução
Espécies são divididas em grupos, são eles 5 tais como: reino animalia, reino monera, reino protista, reino plantae o dos fungos é denominado reino fungi, esses grupos também podem ser chamado, e são conhecidos por reinos.
Os fungos são seres eucariontes geralmente conhecidos por: leveduras, bolores, mofos, cogumelos, orelha-de-pau entre outros. Estes em questão são seres heterótrofos, com espécies unicelulares e multicelulares que são compostos por Hifas, que são filamentos de células que formam uma rede, chamada de micélio. Este se estende até o alimento, e realiza a absorção de seus nutrientes. Fazem parte do Reino Fungi aproximadamente 70 mil espécies. Os fungos assim como as demais espécies também possuem as suas características, modos de reprodução, e sua própria importância.
Características
O que diferencia os fungos das demais espécies são suas características, tais como:
Parede celular;
Substância de reserva;
Possuem organização do corpo e padrão de reprodução;
São organismos eucariontes;
Existindo espécies unicelulares e pluricelulares, respectivamente são heterotróficos e pluricelulares apresentam estrutura formada por uma malha filamentosa chamada de hifas, agrupadas formando um pseudo;
A respiração dos fungos pode ser aeróbia ou anaeróbia facultativa
São formas de vida vegetal;
Não possuem flores;
A reprodução dos fungos ocorre através da multiplicação dos espórios, pode ser também sexuada ou assexuada;
Não possuem clorofila;
Vivem da alimentação produzida por outros organismos;
Costumam se desenvolver em ambientes úmidos;
O corpo dos fungos é geralmente formado pelo talo ou soma que é composto por hifas.
Classificação
São classificados num reino separado das plantas, animais e bactérias. Uma grande diferença é o fato de as células dos fungos terem paredes celulares que contêm quitina, ao contrário das células vegetais, que contêm celulose.
Segundo Lineu Christiaan Hendrik Persoon, e Elias Magnus Fries, os fungos são classificados segundo a sua morfologia, ou seja, as suas caraterísticas, como a cor do esporo ou caraterísticas microscópicas, ou segundo a sua fisiologia. Os avanços na genética molecular abriram o caminho à inclusão da análise de ADN na taxonomia. Alguns estudos filogenéticos publicados ultimamente têm ajudado a modificar a classificação do reino Fungi, o qual está dividido em um sub-reino, sete filos e dez subfilos.
Classificação científica
Domínio:
Eukaryota
(sem classif.)
Opisthokonta
Reino:
Fungi
(L., 1753) R.T. Moore, 19801
Subreinos/Filos/Subfilos2
Blastocladiomycota
Chytridiomycota
Glomeromycota
Microsporidia
NeocallimastigomycotaDikarya (inc. Deuteromycota)
Ascomycota
Pezizomycotina
Saccharomycotina
Taphrinomycotina
Basidiomycota
Agaricomycotina
Pucciniomycotina
Ustilaginomycotina
Subfilos incertae sedis
Entomophthoromycotina
Kickxellomycotina
Mortierellomycotina
Mucoromycotina
Zoopagomycotina
Sistematicamente os fungos são classificados em: Zigomicetos, Basidiomicetos, Aascomicetos e deuteromicetos.
Reprodução
- A reprodução dos fungos acontece quando células muito pequenas caem no solo e crescem formando novos fungos, dizemos assim que a reprodução foi feita através da multiplicação dos espórios, na maioria das vezes ocorre desta maneira.
A reprodução dos fungos pode ser assexuada ou sexuada, sendo que em ambos os casos há formação de esporos. Estes são células haplóides que, ao germinarem, dão origem a um indivíduo haplóide. Quando os esporos são originados por processos assexuados por meio de mitoses, são denominados esporos assexuados; quando são originados por processos sexuados através da fusão de núcleos seguida de meiose, são denominados esporos sexuados.
Entre os esporos assexuados existem os que possuem flagelos, empregados na locomoção. Esses esporos móveis ocorrem em fungos aquáticos. Os fungos terrestres produzem esporos sem mobilidade própria, sendo transportados pelo vento. Os esporos sexuados são sempre imóveis e seu transporte também depende do vento.
Os esporos recebem vários nomes, de acordo com sua origem e estrutura. Alguns dos nomes dos esporos assexuados são: zoósporos, aplanósporos e conídias ou conidiósporos.
Os esporos sexuados podem ser de três tipos principais: zigósporos, ascósporos e basidiósporos.
Importância
Os fungos
É um dos principais agentes decompositores me matéria orgânica na natureza,
Atuam no ecossistema com funções importantes na decomposição de seres mortos.
os fungos, assim como as bactérias, são fundamentais na reciclagem dos nutrientes.
São capazes de se desenvolver em diversos substratos como alimentos, roupas, etc, causando prejuízos econômicos volumosos, pois Também atuam como parasitas.
Aproximadamente, duzentas espécies de fungos são empregadas na alimentação humana.
Fungos são empregados em panificação, produção de bebidas alcoólicas, queijos, antibióticos e outros. A penicilina, um dos mais importantes antibióticos, é produzida a partir do fungo Penicillium chrysogenum mais conhecido como bolor do pão.
Doenças causadas por fungos
As micoses que aparecem comumente nos homens são doenças provocadas por fungos. As mais comuns ocorrem na pele, podendo-se manifestar em qualquer parte da superfície do corpo.
São comuns as micoses do couro cabeludo, da barba, das unhas e as que causam as frieiras.
As micoses podem afetar também as mucosas como a da boca. É o caso do sapinho, muito comum em crianças.
Existem, também, fungos que parasitam o interior do organismo, como é o caso do fungo causador da histoplasmose, doença grave que ataca os pulmões.
Ptiríase vesicolor: popularmente conhecida como impingem, é uma inflamação causada na pele.
- Micoses: aparecem em regiões úmidas do corpo (virilhas, dobras, pés, entre os dedos).
- Inflamações nas unhas: também conhecidas popularmente como unheiros.
- Candidíase: doença sexualmente transmissível (dst), que aparece na boca e na mucosa vaginal, sendo provocada pelo fungo cândida albicans.
Conclusão
No reino fungi é onde ficam os fungos, organismos geralmente macroscópios (alguns podem ser vistos à olho nu),eucariontes, heterótrofos. Os representantes mais conhecidos são o bolor de pão, mofo, orelha de pau, leveduras e o cogumelo. São estudados pela Micologia.
Existem espécies de vida livre ou associadas em simbiose com outros organismos, como, por exemplo, os liquens,algumas espécies são parasitas,
maioria é saprofágica, alimentando-se da decomposição de cadáveres.
A classificação dos quatro Filos obedece a critérios reprodutivos com ciclo de vida em duas fases: uma assexuada e outra sexuada.
Para poderem absorver a matéria orgânica de que necessitam, os fungos mantêm três tipos de relacionamentos com outros seres vivos, são elas: saprofitismo (nutrem-se de restos de seres vivos que eles mesmos decompõem), mutualismo (associação com outro ser onde os dois se beneficiam) e parasitismo (nutre-se de substâncias orgânicas do corpo de animais ou plantas vivos).
Os fungos podem ser muitas vezes bom para o nosso ecossistema, mas também pode causar grandes custos pra empresários e até mesmo pessoas que precisam da agricultura, pois muitos deles são parasitas e atacam as plantações causando muitas perdas e muitas dores de cabeças para os produtores.
Mais informações:
http://www.brasilescola.com/biologia/fungi.htm
http://reeinofungi.blogspot.com.br/2010/11/caracteristicas.html
http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/reino_fungi.htm
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20111101051333AAYGgKA
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/biofungos.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fungi
http://www.infoescola.com/biologia/reino-fungi-fungos-cogumelos/
http://www.coladaweb.com/biologia/reinos/reino-fungi
http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/fungos.htm
http://www.presenteparahomem.com.br/reino-fungi-como-e-a-reproducao-dos-fungos/