segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Resenha O Mandarim

                     




O narrador desta novela é Teodoro, bacharel e amanuense do Ministério do Reino. Mora em Lisboa, na pensão de D. Augusta, na Travessa da Conceição. Leva uma vida monótona e medíocre de um pobre funcionário público que suspira por uma ventura amorosa, por um bom jantar em um bom hotel, porém ele tem pouco dinheiro.

Teodoro não acredita no Diabo nem em Deus, mas é supersticioso e reza a N. Sr.ª das Dores.

Um dia descobre, numa feira um livro com a lenda do Mandarim, segundo a qual um simples toque de campainha, a uma certa hora, mataria o Mandarim e faria dele herdeiro dos seus milhões. O Diabo aconselha-o a tocar a campainha. “Tocará a campainha e será rico”!

Começa então, uma vida de luxúria e dissipação. As mulheres são o seu fraco. Porém é traído por Cândida, que o troca por um Alferes. Logo se aborrece permanecendo em si o sentimento de culpa do Mandarim que ele assassinara.

Viaja pela Europa e Oriente. Depois, decide partir para a China, pensando em compensar a deserdada família do falecido Mandarim. Tudo corre mal. Tenta em vão fugir dos remorsos.

Regressando a Lisboa tem visões com o Mandarim. Então ele acaba por pedir ao Diabo que ressuscite o Mandarim e o livre da fortuna. Teodoro deixa a sua fortuna ao Diabo, em testamento. Volta à sua vida de aborrecimento e saciedade, considerando finalmente, que "Só sabe bem o pão que dia-a-dia ganham as nossas mãos".

As personagens: É magnífica a magistral caracterização das personagens feita nesta obra. O autor manobra, de tal modo, as suas personagens que, chegamos a pensar que elas não passam de meros fantoches manobrados a capricho do seu criador.

Como em toda a obra queirosiana, a caracterização das personagens enquadra-se na filosofia de vida da sociedade portuguesa, deixando transparecer através da linguagem utilizada na descrição de ambientes, em pequenos pormenores habilmente selecionados e passando pela ação, a intenção de caricaturar numa personagem toda uma classe social.

Teodoro: Protagonista do romance, bacharel amanuense do reino, ganhava 20.000 réis por mês e vivia numa casa de hóspedes, na Travessa da Conceição, nº 106, em Lisboa. Levava uma vida pacata e monótona. Era magro e corcovado - hábito seu, pelo muito que se vergara perante os mestres da Universidade e os diretores da repartição. A sua ambição reduzia-se a desejos fúteis de bons jantares, em restaurantes caros, de conhecer viscondessas belas, etc. Considera-se um "positivo". É um descrente, mas é supersticioso, pois reza todos os dias à Nossa Senhora das Dores. Enfim, é um representante típico do burguês nacional, medíocre e frustrado de baixos valores morais.

D. Augusta: É uma personagem na obra. Dona da casa de hóspedes na Travessa da Conceição, em Lisboa, onde vivia Teodoro. Era viúva do Major Marques. Em dias de missa costumava limpar com clara de ovo a caspa do tenente Couceiro.

Ti Chin-Fu: o mandarim assassinado por Teodoro. Embora não faça nenhuma ação no conto, nenhuma fala, é de importância fundamental na obra. Representa a vítima perfeita: é distante do seu algoz (ele não conhece Teodoro, bem como vive em uma cultura antípoda à do bacharel) é enormemente rico e sua morte é extremamente vantajosa para o assassino. Malgrado tudo isso, a sua inocência perante o mal gratuito que sofreu, para o qual não contribuiu em nada, trouxe angústia e desencanto a Teodoro, deixou a vida do ex-bacharel em ruínas.

O Diabo: o Diabo veste aqui roupas da época descrita, querendo mostrar que o mal, na verdade, está bastante próximo do homem, até se confunde com ele mesmo. O Diabo é feito à imagem e semelhança do homem. O homem e o Diabo identificam-se, até mesmo para que as suas incitações tenham maior força. A obra mostra que o poder do Diabo só funciona em combinação com o lado negro do homem.

Vladimira (generala): mulher do general Camilloff, e amante de Teodoro por um breve período. Alta, magra, delicada, é uma representação de um tema caro ao realismo: o adultério, como forma de revelar ao leitor a hipocrisia e a traição humana.

General Camilloff: é representante do Império na China. Durante a ida de Teodoro à China, tornaram-se amigos. A sua lealdade para Teodoro era sincera, e até mesmo Teodoro via nele um homem de bem, embora não pudesse evitar traí-lo com um triângulo amoroso com a esposa do General, Vladimira. Representa aqui mais um falhanço moral de Teodoro ao ir para a China.


Sá-Tó: intérprete de Teodoro durante a viagem na China.





Aluno: Diego Dos Santos Serra..

domingo, 15 de dezembro de 2013

MEDOS

Já pensou quantas vezes temos já sentimos medo? Muitas, um dos primeiros medos que sentimos é o de dar os primeiros passos, o engraçado é que enquanto somos crianças até parecemos um pouco mais destemidos, pois estamos sempre querendo conhecer as coisas que nos cercam e por mais que o medo exista ele ainda é tão tímido que nem percebemos que o temos, mas depois quando chega a adolescência e a fase adulta aparecem sempre novos medos, as vezes estes até se tornam traumas pra vida toda, alguns parecem tão simples pra nós como um simples animal, mas não é bom julgar o medo de ninguém antes de saber o porque das coisas, pois existem situações nas quais não conseguimos superar-las.

 As vezes é tudo uma questão psicológica, se acreditarmos que  somos realmente capazes de vencer e superar,e se tentarmos passar pelos nossos medos mais profundos ao menos uma vez, veremos que somos muito mais do que pensamos ser.

Nenhuma pessoa realmente se conhece por completo e com isso, assim como não conhecemos todos os nossos medos, não conhecemos também as varias formas de superação que cada um de individuo é capaz. Se pararmos um pouco pra pensar poderemos ver que cada um sabe alguma forma de vencer até mesmo seu medo mais TERRÍVEL, o único problema é que não temos é coragem para realizar qualquer ato para abolir com os medos de uma vez por todas, em todo caso o grande "quê da questão é a CORAGEM, não basta possui-la,temos que utiliza-la, ou senão jamais conseguiremos vencer os medos, os nossos próprios medos.

Memorial de Aries



Um diplomata aposentado chamando areis volta para o Brasil. Ele recebe um bilhete de sua irmã Rita convidando para ir na sepultura da família. La ele pergunta sobre uma moça que estava perto de uma outra sepultura, era uma viúva chamada Fidelia.

Aries recebe um bilhete convidando para as bodas de prata do casal Aguiar, na festa o casal contou que a festa era só pros íntimos.

Aries começa a visitar Aguiar diariamente e fica fascinado como o casal e descobre que os dois nunca tive filhos e por isso transferiam seu amor para um jovem chamado Tristão que foi estudar na Europa, ele era como um filho para eles.

ele sempre mandava noticias e dizia que se formava em medicina.

Aries soube que Fidelia tinha bigado como os pais para se casar como o finado e que não se falavam havia muito tempo.

Em seu diário Áries escrevia os fatos e tudo que passava durante o dia todo, d Carmo e Aguiar souberam que Tristão viria visita-lo e o casal ficou muito alegre e Áries colocava tudo em seu diário cada detalhe de sua vida.

O Barão de Santa Pia, que começava a dar sinais de que perdoaria a filha,  Fidélia, filha única, vai visitar o pai agonizante e, após a sua morte, fica um tempo na fazenda Santa Pia para cuidar dos negócios pendentes. O retorno de Tristão enche de alegria os padrinhos. Com o retorno de Fidélia que, aos poucos, vai se apaixonando pelo falso irmão. Casam-se. Mas Tristão se vê impelido a voltar para Portugal, pois havia sido eleito deputado e queria seguir a carreira política. O casal Aguiar, que sonhara com o casamento, para ter seus filhos sempre por perto, vê-se frustrado nos seus sonhos e resigana-se a uma velhice solitária e melancólica.

Aries prometeu a Tristão que cuidaria do casal. Certo dia sentado em frente a casa, um consolando a saudade do outro e se fazendo companhia ate o fim.

POSITIVIDADE E MUDANÇA

Já diziam os antigos "há males que vem para o bem", então eu lhes digo que nada mais é do que a mais bela e pura verdade, não levemos a nossas vidas tão a serio, pois os erros são aprendizados, as derrotas são para mostrar que se fosse para ganharmos todas as vezes a vida seria chata e monótona, o mundo não foi feito para uma pessoa só e sim para todos os seres viventes. Precisamos abrir os olhos antes que acabemos com o nosso mundo, não é necessário várias e várias campanhas para conscientização, pois todos somos cientes dos turbilhões de acontecimentos recorrentes em meio a nossa sociedade atual.
É preciso ter fé em Deus, confiar mais em si mesmo, dar uma chance ao próximo, esquecer um pouco o ego e pensar mais nas pessoas.
O  bom é o novo, inove, saia da rotina, visite coisas novas, pense em coisas diferentes, viaje, tire ferias, lute, ame, creia, dê um credito a mais a você e suas escolhas, se tu fostes mais racional, sejas mais sentimental, ou vice versa...viva, a vida só vale a pena quando é vivida com sabedoria, não desperdice a sua pois cada ser humano possui apenas uma vida, seja cada dia mais positivo, ser assim melhora a auto-estima e melhora o estresse do cotidiano. Não esqueça as vezes é bom refletir e mudar alguns conceitos da vida.

Tremidinha do pará

Tremer é uma forma de dançar no pará, virou mania e todos lá querem tremer, existem até competições de tremidinhas no estado do Pará. É incrível como o pessoal consegui tremer em alta velocidade, fazendo caras e bocas, e ainda com coreografias com passinhos típicos da própria tremidinha tais como: "caquiado", "puxa o carritel", "pega vareta" entre outros . o ritmo do mellody é irresistível da até vontade de tremer junto, o legal é que na dança não tem idade, na tremidinha não é diferente, há competições em escolas durante as aulas de educação física entre as crianças.

Só pra vocês terem uma ideia quem nunca viu ninguém tremendo como uma forma de dança procurei um vídeo pra vocês, deem só uma olhada:


BRAZUCA

BRAZUCA

É o nome da nova bola da copa 2014, é uma bola colorida com as cores vibrantes mostrando a diversidade da cultura brasileira.
O primeiro time brasileiro felizardo em treinar e jogar com a bola da copa é o atlético mineiro.
O design da bola faz referências às fitas do Senhor do Bonfim, tradicionais na Bahia, e à paixão e alegria do futebol brasileiro. Já a tecnologia que foi utilizada na Brazuca é a mesma da que fora implantada na Cafusa, que foi utilizada no mundial de clubes do ano passado. O que realmente é inovador nessa bola segunda a adidas é a: "estrutura simétrica de seis painéis idênticos e uma superfície exclusiva que proporciona maior aderência, contato, estabilidade e aerodinâmica em campo".

É a brazuca é bem brasileira e bem diferente da jabulani, ela passou por vários testes, cerca de 600 jogadores testaram-na, entre eles estão grandes nomes do futebol que viram a bola antes da divulgação, só que eles não viram a bola no seu design original, pois a bola foi disfarçada durante os testes.

A carne


Este livro trata-se da historia de uma linda jovem, inteligente rica chamada Lenita que vivia na cidade de São Paulo, com a morte de seu pai, a garota muda-se para a fazenda do homem que fora tutor de seu pai um coroneu que era praticamente seu avô, este era casado, e tanto ele como sua esposa estavam calejados da vida, o casal a acolhi, após um período ela descobri que eles têm um filho, que gosta de viver aventuras e sua preferida é a caça, este vivia no pantanal a caçar de vez enquanto que ele vinha visitar seus pais, chamava-se Manuel Barbosa
Manuel Barbosa já havia sido casado quando morou em Paris, mas o casamento não deu muito certo, por mais que este amasse aventuras dentro do mato ele era um moço culto, conhecia outros países e tinha estudo. Com a chegada de Barbosa ele encontra-se com Lenita, e esta que esperava este homem como uma mocinha espera por seu herói, se decepciona quando o ver, pois ele era totalmente oposto ao que ela imaginava, mas com o passar do tempo eles vão se dando bem e ali nasce uma amizade na qual eles não se desgrudavam.
Após um tempo nasce um romance entre os dois só que este romance não era permitido, por Barbosa não ser separado, então eles mantém um romance em segredo e isso tudo fez com que o desfecho dessa história  seja contraria as dos contos de fada e dos romances, mas porém surpreendente.
Este livro faz parte da coleção de Júlio Ribeiro, é um livro naturalista por receber grandes criticas da sociedade da época por passar ao leitor cenas um tanto que “picantes” entre os personagens, mostrando a realidade nua e crua dos desejos à flor da pele dos seres humanos.

Júlio Ribeiro é um autor naturalista que nasceu em  nasceu em 10 de abril de 1845 na cidade de Sabará (Minas Gerais), morreu em são Paulo, suas principais obras foram: O Padre Belchior de Pontes, A Carne, Traços gerais da lingüística, Gramática Portuguesa, Holmes brasileiros ou gramática da puerícia, English Grammar, Questão gramatical, Cartas sertanejas, Assassinatos na Rua Morgue, Uma polêmica Célebre, entre outras.

Inocência


Um médico viajante chega a uma pacata cidade e começa a cuidar de uma jovem doente chamada inocência. Ao decorrer do filme a jovem inocência é apresentada a um alemão que estava fazendo umas pesquisas sobre as borboletas, mas este não agrada o pai da moça.
A jovem é seduzida pelo médico e deixa-se cair em seus encantos, eles tentam esconder do pai da moça, este doutor tenta fugir com inocência só que ele não a convence, mas a moça teve a ideia do rapaz pedir para o padrinho dela, para que este convencesse o seu pai do casamento dos dois. O medico decide parti de imediato ate o padrinho da moça.
Inocência já havia sido prometida ao primo dela, e este chega logo após a partida do seu amado, este a quem inocência havia sido prometida ao saber que ela ama outro, sai em disparada para matar um homem a quem seu pai acreditava que era o homem por quem a bela inocência havia se apaixonado o alemão, mas estava ele enganado, e é a partir daí que iniciasse um período tenso na historia da bela inocência, trazendo um fim surpreendente e diferente das lindas histórias de amor na qual estamos acostumados a ver nos livros e filmes de romance.

Este filme foi produzido em 1983, dirigido por Walter Lima Jr, foi a estreia da atriz Fernanda Torres no cinema. O filme foi baseado na obra literária de Visconde de Taunay.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Porque choras agora?


Que é isso que vejo em seus olhos?
Sou eu quem regresso e não você, querida;
Sou eu quem retorno a Mansão do Amanhã,
e embora já mal me lembre de quem sou
e do que faço aqui neste leito,
sou eu quem me vou a sonhar,
e você quem vai ficar
neste mundo sem sonhos.
E, no entanto, por que chora agora?
Porque chorar por mim que vou?
Talvez, por achar que já não me lembro mais de você
ou de seu nome?
Ora, querida, seu eu pudesse me levantar
e lhe falar uma última vez, eis o que diria:
“Não sei seu nome, nunca soube;
Sei que veio do lugar para onde agora vou.
Sei que lhe amo, e amo seu olhar,
sei que este amor habita a eternidade,
e isso basta!”
E então, algo estranho acontece,
e eu me lembro de quando tinha sua idade –
de quando dei o primeiro beijo em sua mãe.
Querida, por que chora agora?
Será porque eu mesmo também choro
ante tamanha beleza?
Um beijo do passado,
que gerou vida, vida!
Um beijo eterno, eterno!
Olho para o canto da sala, e vejo um bebê engatinhar.
Seria meu neto? Não poderia ser...
Eu sou muito novo para ser avô,
e foi outro dia que andei sozinho pela primeira vez!
Qual será, afinal, a minha idade?
Qual será a idade da eternidade?
Até onde vai, e volta, todo este amor?
Não chore, não chore... Me responda:
Quando eu retornar da Mansão de onde todos saímos,
poderei ser seu filho, e você minha mãe?
Poderemos ser irmãos ou primos?
Ou melhores amigos?
Ou será que já fomos tudo isso,
e não lembramos mais?
Num momento, estarei já a caminho...
Quem sabe não encontro sua mãe por lá,
e a convido para nossa próxima brincadeira!
Há tanta luz, e tanta beleza,
quando percebemos a vida pelo que ela é –
assim nos damos conta de que passamos boa parte dela
com medo do fim;
e não existe fim...
Então, por que chora agora?

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A loira e o paraquedista




Duas loiras conversando quando de repente uma olha para o alto e diz:
- Olha um paraquedista!
A outra diz:
- Cai aqui Araújo, cai aqui Araújo!
A amiga olha para ela e pergunta:
- Você conhece ele?
- Não!
- Então como você sabe o nome dele?
- Ela responde:
- Ora, eu vou pela lógica, se no mar é marujo, no ar é Araújo!

O tempo



O tempo, 
todo tempo,
não tem tempo para poupar,
está sempre apressado
e nunca pode me esperar.
Se ao tempo eu peço um tempo, 
ele nunca quer me dar, 
eu me apresso e ando rápido, 
mas sempre estou a me atrasar.
O tempo e a Lentidão
nunca irão se encontrar, 
a Lentidão, todo o tempo, 
sempre estar a descansar, 
e o tempo, como sempre,
nunca anda devagar. 
Teve um tempo 
que o tempo 
eu consegui acompanhar, 
e não perdi a oportunidade
de então lhe perguntar
por que sempre andava rápido 
e nunca podia esperar. 
O tempo, mesmo sem tempo, conseguiu me responder:
" Sou mesmo apressado, 
não posso evitar, 
mas você ou qualquer um
pode me acompanhar." 
Fiquei muito feliz, 
pois com o tempo eu pude conversar, 
e neste mesmo dia, 
o tempo, mesmo apressado, um conselho pôde me dar:
" Viva a vida intensamente 
e sempre saiba me aproveitar, 
pois nunca, em hipótese alguma, novamente irei voltar".


Priscila Basílio Ferro Gomes Cavalcante 

Não espere...



Não espere um sorriso para ser gentil;
Não espere ser amado para amar;
Não espere ficar sozinho para reconhecer o valor de quem está ao seu lado;
Não espere ficar de luto para reconhecer quem hoje é importante em sua vida;
Não espere o melhor emprego para começar a trabalhar;
Não espere a queda para lembrar-se do conselho;
Não espere...
Não espere a enfermidade para perceber o quanto é frágil a vida;
Não espere pessoas perfeitas para então se apaixonar;
Não espere a mágoa para pedir perdão;
Não espere a separação para buscar reconciliação;
Não espere a dor para acreditar em oração;
Não espere elogios para acreditar em si mesmo;
Não espere...
Não espere que o outro tome a iniciativa se você foi o culpado;
Não espere o eu te amo,para dizer eu também;
Não espere o dia da sua morte para começar a amar a vida;
E então,o que você está esperando?

Para não desistir dos sonhos.



Um homem investe tudo o que tem numa pequena oficina. Trabalha dia e noite, dormindo apenas quatro horas por dia. Dorme ali mesmo, entre um pequeno torno e algumas ferramentas espalhadas. Para poder continuar seus negócios, empenha sua casa e as jóias da esposa. Quando, finalmente, apresenta o resultado de seu trabalho à uma grande empresa, recebe a resposta que seu produto não atende ao padrão de qualidade exigido.
O homem desiste?
Não! Volta à escola por mais dois anos, sendo vítima da chacota de seus colegas e de alguns professores, que o chamam de "louco".
O homem fica ofendido?
Não! Dois anos depois de haver concluído o curso de Qualidade, a empresa que o recusara, finalmente, fecha um contrato com ele. Seis meses depois, vem a guerra. Sua fábrica é bombardeada duas vezes...
O homem se desespera e desiste?
Não! Reconstrói sua fábrica, mas um terremoto novamente a arrasa.
Você pensará, é claro: bom, agora sim, ele desiste!
Mais uma vez, não!
Imediatamente após a guerra há uma escassez de gasolina em todo país e este homem não pode sair de automóvel, nem para comprar alimentos para sua família.
Ele entra em pânico e decide não mais continuar seus propósitos?
Não! Criativo, ele adapta um pequeno motor à sua bicicleta e sai às ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem as chamadas "bicicletas motorizadas". A demanda por motores aumenta e logo ele não conseguiria atender todos os pedidos! Decide montar uma fábrica para a novíssima invenção. Como não tem capital, resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a idéia parece excelente, consegue ajuda de 3.500 lojas, as quais lhe adiantam uma pequena quantidade de dinheiro.
Hoje, a Honda Corporation é um dos maiores impérios da indústria automobilística!
Esta conquista foi possível porque o Sr. Soichiro Honda, o homem de nossa história, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente.
Quantos de nós desistimos por muito menos? Quantas vezes o fazemos antes de enfrentar minúsculos problemas?
Todas as coisas são possíveis, quando sustentadas por sonhos e valores consistentes.
Pense nisso. Não desista!

A piscina e a cruz.



Conta-se que um excelente nadador tinha o costume de correr até a água e de molhar somente o dedão do pé antes de qualquer mergulho.
Algum intrigado com aquele comportamento, lhe perguntou qual a razão 
daquele hábito. O nadador sorriu e respondeu: Em alguns anos eu era um professor de natação.
Eu os ensinava a nadar e a saltar do trampolim.
Certa noite, eu não conseguia dormir, e fui até a piscina para nadar um 
pouco.
Não acendi a luz, pois a lua brilhava através do teto de vidro do clube.
Quando eu estava no trampolim, vi minha sombra na parede da frente.
Com os braços abertos, minha imagem formava uma magnifica cruz. Em vez de  saltar, fiquei ali parado, contemplando minha imagem.
Nesse momento pensei na cruz de Jesus Cristo e em seu significado. Eu não era um cristão,  mas quando criança aprendi que Jesus tinha morrido para nos salvar pelo seu  precioso sangue.
Naquele momento as palavras daquele ensinamento me vieram na mente e me  fizeram recordar do que eu havia aprendido sobre a morte de Jesus.
Não sei quanto tempo fiquei ali parado com os braços estendidos.
Finalmente desci do trampolim e fui ate a escada para mergulhar na água.
Desci a escada e meus pés tocaram o piso duro e liso do fundo da piscina.
Haviam esvaziado a piscina e eu não tinha percebido.
Tremi todo, e senti um calafrio na espinha. Se eu tivesse saltado seria meu  último salto. Naquela noite a imagem da cruz na parede salvou a minha vida.
Fiquei tão agradecido a Deus, que ajoelhei na beira da piscina, confessei 
os meus pecados e me entreguei a Ele, consciente de
que foi exatamente em uma cruz que Jesus morreu para me salvar.
Naquela noite fui salvo duas vezes e, para nunca mais me esquecer, sempre  que vou até a piscina molho o dedo do pé antes de saltar na água....

Satélite da Nasa capta detalhes 'borbulhantes' do Sol.



Cientistas acreditam que imagens podem ajudar a prever tempestades solares.

Satélite da missão Iris, da Nasa, capturou detalhes de explosão no Sol (Foto: BBC/Nasa)

A missão Iris, da agência espacial americana Nasa, capturou imagens da superfície "borbulhante" do Sol, onde as temperaturas podem chegar a dois bilhões de graus Celsius.
O satélite da Iris detectou explosões de plasma que viajam a centenas de quilômetros por hora.
As descobertas foram apresentadas em um encontro da Sociedade Americana de Geofísica, na cidade de São Francisco.
A equipe acredita que as informações da Iris, missão que foi lançada no começo deste ano, podem ajudá-los a entender melhor - e até mesmo prever - como as explosões no Sol influenciam o "clima no espaço".
As explosões têm potencial para afetar satélites de comunicação que orbitam a Terra.
"Quando a tempestade solar surge no Sol, como este material vai viajar? Ele vai chegar rápido à Terra ou isso vai acontecer de forma demorada?", disse à BBC o cientista Scott McIntosh, do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas em Boulder, no Colorado.

Satélite da missão Iris, da Nasa, capturou detalhes de explosão no Sol (Foto: BBC/Nasa)

"A única forma de descobrir isso é compreendendo a detalhada física da atmosfera do Sol."
As imagens revelam a superfície do Sol borbulhando como se fosse um gigantesco caldeirão.
Colunas de plasma atingem temperaturas de 10 mil a dois milhões de graus Celsius em poucos segundos.
"Uma destas colunas poderia viajar [o equivalente à distância] de Los Angeles a Nova York em poucos segundos. E de repente, em um instante, elas somem. É incrível", diz McIntosh.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Legalização da maconha no Uruguai.


Uruguai: veja como funcionará a produção e venda de maconha

Senado vota nesta terça lei que legalizará cultivo e venda

O Uruguai pode se tornar nesta terça-feira (10) no primeiro país latino-americano a legalizar a produção, distribuição e venda de maconha, assim como o primeiro do mundo a submeter todas essas etapas ao controle do Estado.
A expectativa é de que o projeto seja aprovado no Senado para logo depois ir à sanção do presidente José Pepe Mujica, já tida como certa.
Segundo o governo, o objetivo da lei é tirar poder do narcotráfico e reduzir a dependência dos uruguaios de drogas mais pesadas.
Mas como vai funcionar essa nova lei? Abaixo a BBC responde a várias perguntas para ajudar o leitor a entender como vai funcionar a liberação da maconha no Uruguai.
Quem vai supervisionar a 'indústria' da maconha?
Pela lei, o Estado assume o controle e a regulação das atividades de importação, produção, aquisição, a qualquer título, armazenamento, comercialização e distribuição de maconha ou de seus derivados.
Uma agência estatal, o Instituto de Regulação e Controle de Cannabis (IRCCA), ligado ao Ministério da Saúde Pública, será responsável, por sua vez, por emitir licenças e controlar a produção, distribuição e compra e venda da droga.
Em suma, todas as fases do processo terão, de alguma forma ou de outra, a presença do Estado .
Quem pode comprar e plantar maconha?
Todos os uruguaios ou residentes no país, maiores de 18 anos, que tenham se registrado como consumidores para o uso recreativo ou medicinal da maconha poderão comprar a erva em farmácias autorizadas.
Além disso, os usuários poderão ter acesso à droga de outras duas maneiras:
Autocultivo pessoal (até seis pés de maconha e até 480 gramas por colheita por ano) . Clubes de culturas (com um mínimo de 15 membros e um máximo de 45 e um número proporcional de pés de maconha com um máximo de 99). A lei limita a quantidade máxima que um usuário pode portar: 40 gramas. A legislação também determina o máximo que uma pessoa pode gastar por mês com o consumo do produto.
Ainda não está claro, no entanto, qual será o preço da maconha legal. Embora o governo pretenda competir com o narcotráfico estabelecendo preços de mercado - por exemplo, US$ 1 (R$ 2,30) por grama -, organizações de consumidores asseguram que essa meta será difícil de ser cumprida.
A erva também poderá ser cultivada para o uso científico e medicinal, que poderá ser obtida por meio de receita médica.
A lei também legaliza a produção da maconha no princípio ativo conhecido como cânhamo industrial (presente em alguns hidratantes, por exemplo).
Produtores também poderão cultivar a erva, desde que autorizados pelo Estado.
Como as licenças são concedidas?
De acordo com dados do Conselho Nacional de Drogas do Uruguai, 20% dos uruguaios com idade entre 15 e 65 anos usaram maconha em algum momento de sua vida, e 8,3 % o fizeram no último ano.
O plantio de 10 a 20 hectares (em torno de 15 vezes a dimensão de um campo de futebol) de cannabis em estufa seria suficiente para atender a demanda nacional, de acordo com estimativas oficiais preliminares.
De acordo com uma pesquisa realizada por uma consultoria privada, 63% dos uruguaios são contra a lei de regulação da maconha, uma proporção semelhante à registrada há um ano, quando o presidente do Uruguai, José Mujica, apresentou a proposta .
O projeto de lei não especifica quais serão os critérios para outorgar licenças, qual será o custo da erva ou quem estará autorizado a cultivar o produto.
Por outro lado, a regulação estabelece a criação dos registros correspondentes para a produção, o autocultivo e o acesso à maconha por meio de farmácias.
Esses registros serão guardados pela lei de proteção de dados sensíveis ou lei do habeas datas e serão administrados pelo Instituto de Regulação e Controle de Cannabis.
De acordo com estimativas do governo, o volume previsto de produção da maconha é de 26 toneladas anuais, o equivalente ao total consumido no mercado negro.
Segundo afirmou à BBC o diretor do Conselho Nacional de Drogas do Uruguai, Julio Calzada, o governo prevê outorgar inicialmente poucas licenças a produtores de maconha (em torno de 20) de forma a garantir a segurança e os níveis de colheita necessária para atender a demanda.
As primeiras licenças devem começar a ser concedidas em meados do próximo ano.
Qualquer plantação não autorizada deve ser destruída com a intervenção de um juiz e o IRCCA será responsável pela implementação das sanções caso haja violações das normas de licenciamento.
Como a legalização afetará outros países?
A maconha será produzida em solo uruguaio, mas as sementes poderão ser provenientes de outros países.
Além disso, o Uruguai poderá se voltar para o mercado global para vender suas sementes e poderá exportar os seus produtos para outros países onde o uso medicinal ou recreativo da droga é permitido.
Segundo Calzada, 'há um movimento interessante de produtores, agricultores, tanto a nível nacional como internacional, que excede em muito as licenças que o Estado irá proporcionar.'
'Há empresas interessadas e também alguns casos governos, que estão interessados em licenças para o uso medicinal', diz ele.
Alguns países, entretanto, como o México e o Brasil, demonstraram preocupação com a aprovação da lei.
'Em nenhum momento tentamos convencer nenhum país do que estamos fazendo aqui', diz Calzada, 'mas queremos dar a garantia a outros países de que a maconha produzida legalmente aqui não vai acabar no mercado negro. Este é o nosso compromisso'.
O consumo deve aumentar?
Segundo o governo, a medida não ampliará o mercado de maconha: a lei simplesmente regulariza o uso para não incentivar o consumo.
No entanto, os opositores da lei temem quem, com a legalização, mais jovens queiram consumir a droga.
O governo já anunciou que vai desenvolver planos para prevenir o consumo e proibiu a publicidade e venda do produto para menores de 18 anos.
A lei também determina a criação de uma Unidade de Monitoramento e Avaliação da aplicação e cumprimento da nova legislação.
Segundo o governo, as receitas obtidas com a legalização da maconha serão destinadas ao financiamento de programas de prevenção, reabilitação e outros fins sociais .
A indústria de cannabis pode crescer?
Enquanto o governo diz que a prioridade é roubar o negócio do tráfico de drogas e promover a prevenção, algumas pessoas disseram que a lei poderia até trazer benefícios econômicos para o país.
De acordo com o grupo que reúne as organizações a favor do projeto, o Regulación Responsable, 'oportunidades de negócios para os produtores nacionais, farmácias e outros atores envolvidos na cadeia de produção são abertas.'
'Nos últimos anos, o mundo iniciou um processo de pesquisa e geração de conhecimento sobre a maconha , especialmente na área médica e farmacêutica', disse à BBC Martin Collazos, do Regulación Responsable.
'Há cannabis com fins psicoativos, mas também industriais: produção de tecido a base de cânhamo, papel, biocombustíveis e infinitas possibilidades de incorporar a produção de mais-valia da cannabis', diz ele .
Atualmente, estima-se que o mercado de maconha ilegal no Uruguai movimente cerca de US$ 30 milhões (R$ 70 milhões) por ano.

Lei Maria da Penha

Mulheres e seus sofrimentos

As mulheres sofrem a vários séculos com os preconceitos, falta de direitos (proibição do voto, à escolaridade, empregos, etc). Sem falar da violência doméstica.
Milhares de mulheres sofrem todos os dias algum tipo de agressão, sejam elas físicas ou verbais. Em 07 de agosto de 2006 foi criada a lei Maria da Penha que ajudou a fazer com que os direitos das mulheres se fortalecessem, e estas não precisassem passar por muito sofrimento ou até mesmo a morte para que a justiça pudesse ser feita.
 A criação desta lei contribuiu muito para a diminuição do índice da violência doméstica. Os policiais utilizam de vários recursos para manter algumas mulheres um pouco mais seguras, um desses recursos é o botão do pânico que é um dispositivo que ao ser acionado avisa rapidamente a policia que a vitima está em perigo. O problema é que esse botão não é obrigatório, sendo assim quem não o tiver se torna mais vulnerável 
  e com isso as chances da vitima ser agredida novamente ou até mesmo morta pelo agressor são bem maiores.
A violência contra as mulheres só irá parar a partir do momento em que os companheiros destas tomarem consciência de que a violência não leva a lugar algum. É possível perceber o empenho de campanhas que tratam sobre esse tema, mas acredita-se que esse índice diminuiria cada vez mais se essas campanhas começassem em casa, pois a família é o alicerce para os valores dos cidadãos.
Pais cuidem bem, e ensinem corretamente quais valores que os seus filhos deverão seguir, pois eles são o futuro da nossa nação. Todos nós queremos um Brasil melhor.

Apoie você também essa causa DIGA NÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER!

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Briga entre torcedores de Atlético-PR e Vasco ganha repercussão no mundo.



Imprensa estrangeira noticia confronto como 'violência desatada' e 'cenário de guerra'.

O confronto entre torcedores de Atlético-PR e Vasco, em Joinville, neste domingo, ganhou repercussão na imprensa mundial. O desfecho do Campeonato Brasileiro deixou marcas negativas para o país. O fato de o Brasil sediar a Copa do Mundo, no ano que vem, também não foi esquecido.

Na capa de sua edição de segunda-feira, o jornal "Marca", da Espanha, chamou o episódio de "barbárie". Por sua vez, o português "Record" se referiu ao incidente como "cenário de guerra", enquanto o "A Bola" citou uma "violenta batalha" entre torcidas organizadas das duas equipes.

Capa do Marca sobre a briga (Foto: Reprodução/Internet)

Na Inglaterra, o "The Guardian" chamou a atenção para os ferimentos graves em alguns torcedores. Enquanto isso,o catalão "Sport" dedicou a manchete de seu portal ao episódio, chamando-o de "vergonhoso". O "Mundo Deportivo" também deu destaque ao confronto, citando um "enfrentamento brutal entre torcedores".

Repercussão mundial briga (Foto: Reprodução/Internet)

A "Gazzetta dello Sport", da Itália, também chamou a atenção para o incidente em Joinville, destacando que um helicóptero precisou entrar em campo para socorrer feridos. Na França, o "L'Équipe" citou "violência sem precedentes".

Repercussão mundial briga (Foto: Reprodução/Internet)

Na Holanda, o "NU Sports" noticiou a briga. Um dos principais tabloides da Inglaterra, o "Daily Mail" também destacou na manchete de seu site as imagens da confusão. O também inglês "Mirror" chegou questionar se o ocorrido iria levantar questões sobre segurança para a Copa do Mundo de 2014.

- Os confrontos irão levantar questões sobre a segurança antes da Copa do Mundo - escreveu o jornal, salientando a questão sobre a falta de policiamento na Arena Joinville.

Repercussão mundial briga (Foto: Reprodução/Internet)

domingo, 8 de dezembro de 2013

Decote de Fernanda Lima 'veta' transmissão do sorteio da Copa no Irã.



Presença constante da apresentadora no palco do evento acaba por encerrar televisionamento da definição dos grupos no país.

Os iranianos não puderam ver a definição dos seus adversários para a primeira fase da Copa do Mundo de 2014 na última sexta-feira. Como de costume, a transmissão na TV local começou com alguns segundos de atraso para que, em caso de cenas mais ousadas, elas pudessem ser censuradas. As primeiras imagens foram veiculadas, mas logo apareceu Fernanda Lima no sorteio final na Costa do Sauípe, na Bahia. A presença constante da apresentadora exibindo um vestido com um decote ousado para as tradições no Irã causou o corte de pedaços transmissão no país, de acordo com o jornal francês Le Point. 

- Nossos amigos, estamos fazendo de tudo que está a nosso alcance para disseminar o que é possível dependendo, você sabe, de certos requisitos - relatou o apresentador. 

Fernanda Lima seguiu aparecendo durante todo o acontecimento e os editores da TV local acabaram não encontrando solução e tiveram que cortar totalmente a programação. Logo depois, foram informados que o grupo do Irã teria Bósnia-Herzegovina, Argentina e Nigéria.

No Irã, as mulheres enfrentam algumas restrições, entre elas, não poder ir a estádios com homens para ver partidas de futebol e também cuidados extremos com as roupas. 

Fernanda Lima sorteio Copa do Mundo Brasil (Foto: AFP)

Com 3 anos de atraso, Brasil lança nesta 2ª feira satélite feito com a China.

Cbers-3 vai ocupar vácuo deixado após desligamento do Cbers-2B.Equipamento vai monitorar território brasileiro; custo foi de R$ 160 milhões.

O Brasil e a China lançam na madrugada desta segunda-feira (9), à 1h26, hora de Brasília, o quarto satélite sino-brasileiro de recursos terrestres, o Cbers-3, com quatro câmeras que vão ajudar a monitorar o território brasileiro e suas transformações ao longo do tempo.

O satélite será levado ao espaço pelo foguete Longa Marcha 4B, que deve decolar da base de Taiyuan, a 760 km de Pequim, às 11h26, hora local.

O lançamento acontece três anos após a data prevista inicialmente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, de São José dos Campos (SP), que desenvolveu o projeto em parceria com a Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (Cast, na sigla em inglês).

 Satélite CBERS (Foto: Editoria de Arte/G1)

Quatro câmeras, de diferentes resoluções e capacidade de captação, vão coletar imagens com maior qualidade de atividades agrícolas e contribuir com o monitoramento da Amazônia, auxiliando no combate de possíveis desmatamentos ilegais e queimadas – foco de projetos ligados também ao Ministério do Meio Ambiente, como o Prodes e o Deter.

Se hoje o satélite Landsat, de propriedade da agência espacial americana (Nasa), demora 16 dias para registrar toda a Amazônia brasileira, uma das câmeras do Cbers-3 conseguirá imagens do bioma em 5 dias, com uma largura de 850 km cada. Duas das câmeras foram feitas com tecnologia 100% nacional.

“Ele vai causar uma certa revolução em termos de análise de imagens do Brasil”, disse José Carlos Neves Epiphanio, coordenador de aplicações do Programa Cbers.

De acordo com Perondi, apesar da parceria com a China, dados considerados estratégicos para o governo brasileiro serão restritos ao governo do Brasil, assim como informações consideradas importantes para a China serão enviadas apenas para os chineses.

“Quando o satélite estiver sobre o país, estaremos gravando em tempo real com as quatro câmeras operando normalmente. E quando estiver sobre a China, somente eles irão gravar”, afirmou o diretor do Inpe.

Imagem divulgada pelo Inpe mostra o foguete Longa Marcha 4B pronto para ser lançado na China. Satélite sino-brasileiro Cbers-3 será levado ao espaço pelo veículo (Foto: Divulgação/Inpe)

sábado, 7 de dezembro de 2013

´´Ombro Amigo``

Eu estou ao  seu  lado
Sempre!
Para que der e vier
Nunca se esqueça de contar comigo, quando as coisas não lhe convierem.
E para isso e para outras coisas, que nós fazemos amigo. Amigo não é coisa qualquer e sim para o que der e vier.
Se os problemas nos domina e sozinho não conseguimos resolver então, é só procurar um amigo que ele poderá, de outra maneira quem sabe nos esclarecer.
É por isto que eu te digo
E também me ofereço para as mais dificies situações.
Conte sempre comigo,pois pode ter certeza, se eu não puder resolver ou mesmo ajuda-lo, com certeza um ombro eu terei para poder CONSOLÁ-LA!

Meu Amor

O desejo dos meus lábios é sentir o gosto dos seus. A esperança de meus olhos é ver os seus brilharem de amor por mim. A minha vontade é estar  contigo há qualquer lugar, há qualquer hora, há qualquer momento.
A saudade que sinto por te é imensa não tem fim e aumento ainda mais quando chega a noite, então me vejo só e triste olhando as estrelas e tentando há qualquer custo te buscar no infinito azul,eu queria apenas que soubesse o quanto te quero, o quanto te desejo.O teu jeito simples olhar meigo, teu sorriso, seu jeito carinhoso e isso tudo combina com você, meu amor.
A sua presença é indíspensavel  em minha vida. Quando você estiver só e triste lembre-se sempre que há alguém feliz pelo simples fato de você existir. E que há no céu um ser que te quer e aqui na terra alguém que te ama, que te ama profundamente.
(Douglas Souza)

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Deus nós Ama

Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta. Quando você fizer uma boa ação e não for devidamente reconhecido, não fique triste. Lembre-se que o sol dá um espetáculo durante todas as manhãs, porém, A alma pode estar chorando de joelhos, mas o rosto tem que estar iluminado por um belo sorriso demonstrando alegria.
A felicidade está em pequenos momentos apenas o que fica são as saudades muitos ainda estão dormindo. As flores que enfeitam minha alma hoje foram ofertadas por pessoas amigas, agradeço á todos.
Antes de começar a criticar os defeitos dos outros, enumera ao menos dez dos teus
Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um efeito, mas um hábito.
É pelos frutos que se conhece a árvore. Toda ação deve ser qualificada pelo que produz: qualificá-la de má, quando dela provenha mal; de boa, quando dê origem ao bem.
(Douglas Souza).

Mudar é Possível

Mudar é possível.
A necessidade de mudar afirma-se dentro de ti.
Talvez a dúvida e o medo te detenham.
Mas podes mudar o teu rumo.
Um rumo é uma mera orientação.
Não é um caminho único, nem fixo; não é para sempre.
Perante uma encruzilhada, a tua escolha pode ser outra.
Poucas coisas na vida são tão permanentes como o céu e a terra.
Tudo o resto, incluindo todos os seres humanos, muda.
O teu rumo também.
Por isso é bom o desapego
e não nos agarrarmos ao que é conhecido, seguro.
Convém deixar que a vida flua
e se encaminhe para as mudanças.
Presta atenção às indicações do caminho.
É no movimento constante que reside a renovação,
Que ocorre na natureza, na mente e no espírito.
O caminho vai procurando o seu próprio sentido,
Às vezes de uma maneira harmoniosa,
Outras aos tropeções.
E é precisamente quando se tropeça...
Que chega a hora de ouvir a mensagem desse caminho:
É necessário seguir outro rumo.
Porquê tanto medo?
O caminho foi sempre desconhecido.
O que te deixa inseguro é teres de abandonar um percurso
Ao qual já estavas habituado.
Mas o hábito faz-te perder o prazer da travessia
E as oportunidades de percorrer outros caminhos.
Portanto, talvez encontres
Aquilo que, sem saberes ainda, procuras e necessitas.
Por isso, não tenhas medo,
Não fujas perante a mudança.
Não queiras manter uma posição que já não te leva a parte alguma.
Tens de ser flexível
E adaptar-te às circunstancias
Porque, embora a princípio te custe entender...
As mudanças são sempre para melhor
E ajudam a evoluir para um nível superior.
Lentas ou vertiginosas,
Pacíficas ou violentas,
Desejadas ou não,
As mudanças promovem o progresso.
Não te deixam estagnar ou murchar.
Trazem abundância e riqueza de bens à tua porta,
Para que tenhas oportunidades na vida,
Porque o movimento é a manifestação suprema da vida e da prosperidade.
A quietude e a rotina, pelo contrário,
São sinónimas de estagnação e ocaso.
Por isso, decide-te e começa a mudar.
Rende-te ao movimento e vê com outros olhos o curso da vida.
Ela mesma te indica o movimento propício para agires sem medo
E aventurares-te a novos caminhos.
A mudança é um ato de fé.
Nasce da luta entre o velho e o novo.
Todas as mudanças respondem as forças superiores.
Por isso não há motivo para te arrependeres
Da transformação.
REFLITA E TALVEZ VOCÊ MUDE AS ATITUDES SEM PREJUDICAR OS OUTROS.
AS PALAVRAS PODEM AJUDAR OU PIORAR UMA PESSOA, PENSE DUAS VEZES ANTES DE FAZER MAL A ALGUEM, ESPECIALMENTE DE QUE VOCÊ MAIS GOSTA.
(Douglas Souza)

UM ABRAÇO

  Sentir o nosso coração ao mesmo tempo que o de alguém a quem damos um abraço faz-nos de tal maneira bem à saúde, traz-nos uma tal paz, que até existe uma forma de tratamento chamada Terapia do Abraço.
Um bom abraço ajuda-nos a sentir as muitas dimensões do amor: a facilidade para receber e dar, a sensibilidade para o sofrimento, a disponibilidade para a alegria de se divertir e a profundidade da ternura.
Abraçar alguém é como dizer-lhe: "Olha, aqui estou para o que quiseres, de coração aberto para ti". O que implica aceitar ser rejeitado. Mal interpretado. Correr esse risco.
No entanto, só se a atitude interior, o pano de fundo a partir do qual nos relacionamos com os outros, for de lhes estender os braços e de os tocar, poderemos descobrir o valor da partilha.
Não são só as pessoas solitárias, infelizes, inseguras, que precisam ser abraçadas. Abraçar bem dá nós saúde. Mas não se trata de abraços sociais, de conveniência, em que duas pessoas se tocam apenas por fora – portanto não se tocam -, nem de abraços de dois amantes apaixonados que um ao outro se agarram.
São abraços que acontecem porque saem cá de dentro sem que os travemos. Como expressão de um amor incondicional que nos habita – e de que não temos medo, porque o olhamos como algo que verdadeiramente nos liberta.
A intimidade que um abraço sincero oferece é a da compreensão. Da atenção. Da solidariedade. Da amizade que existe para lá da exaltação dos sentidos, apenas por ter a consistência daquilo que brota do fundo de nós mesmos e que se mantém quer faça sol quer chova.
Abraços são uma espécie de foguetes capazes de fazer despertar moribundos ou fazer levantar da cama preguiçosos. Explosões de vida. Há quem goste de os dar para reafirmar um vínculo de amizade ou qualquer outro sentimento. E são uma das melhores festas gratuitas a que toda a gente tem acesso. São abraços do fundo do coração, frequentes entre duas pessoas que, por nada pedirem uma à outra, de cada vez que se encontram recebem sempre muito – e apenas por isso são levadas a celebrá-lo.
Quando um coração se abre para outro coração, há quase sempre uma qualquer maravilha que pode acontecer. Ou, quanto mais não seja, uma sensação de paz possível, neste mundo cheio de guerras em que vivemos.

Nelson Mandela







Nelson Rolihlahla Mandela foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Pazde 1993, e Pai da Pátria da moderna nação sul-africana.
Até 2009 havia dedicado 67 anos de sua vida à causa que defendeu como advogado dos direitos humanos e pela qual se tornou prisioneiro de um regime de segregação racial, até ser eleito o primeiro presidente da África do Sul livre, razão pela qual em sua homenagem, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela no dia de seu nascimento, como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.
Nascido numa família de nobreza tribal, numa pequena aldeia do interior onde possivelmente viria a ocupar cargo de chefia, abandonou este destino aos 23 anos ao seguir para a capital Joanesburgo e iniciar atuação política. Passando do interior rural para uma vida rebelde na faculdade, transformou-se em jovem advogado na capital e líder da resistência não-violenta da juventude em luta, acabando como réu em um infame julgamento por traição, foragido da polícia e o prisioneiro mais famoso do mundo, após o qual veio a se tornar o político mais galardoado em vida, responsável pela refundação do seu país - em moldes de aceitar uma sociedade multiétnica.
Mandela foi criticado muitas vezes por ter traços egocêntricos e por seu governo ter sido amigo de ditadores que foram simpáticos ao Congresso Nacional Africano (CNA). Em seu foro íntimo, enfrentou dramas pessoais e permaneceu fiel ao dever de conduzir seu país. Foi o mais poderoso símbolo da luta contra o regime segregacionista do Apartheid, sistema racista oficializado em 1948, e modelo mundial de resistência. No dizer de Ali Abdessalam Treki, Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, "um dos maiores líderes morais e políticos de nosso tempo".


Aos 95 anos Nelson Mandela se despede...


No dia 5 de dezembro de 2013 o presidente sul-africano Jacob Zuma anunciou a morte do seu antecessor: "A nação perde seu maior líder", completando: "Ainda que soubéssemos que esse dia iria chegar, nada pode diminuir nosso sentimento de perda profunda"; declarando luto nacional e anunciando que o funeral deve ocorrer na capital, Joanesburgo, no sábado - dia 7 de dezembro, com as honras de Estado.
No anúncio presidencial, feito pela televisão, Zuma acentuou o papel de Mandela para seu país: "Ele está agora a descansar. Ele está agora em paz. A nossa nação perdeu o seu maior filho. O nosso povo perdeu um pai."
Na página oficial de Mandela, na rede social Facebook, foi colocada uma mensagem sua, de 1996, em várias línguas - inclusive o português, dizendo: "A morte é inevitável. Quando um homem fez o que considera seu dever para com seu povo e seu país, pode descansar em paz. Acredito ter feito esse esforço, e é por isso, então, que dormirei pela eternidade."


Frases de Nelson Mandela



"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."


"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."


"O bravo não é quem não sente medo, mas quem vence esse medo."