segunda-feira, 30 de setembro de 2013

EUA têm até meia-noite desta segunda para aprovar orçamento e evitar paralisação

Com o término do ano fiscal nesta segunda e a falta de uma nova fonte de financiamento, governo corre risco de paralisação por falta de recursos

Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama fala na Casa Branca sobre o ataque ao prédio da Marinha, em Washington
O presidente Barack Obama ........
O Congresso dos Estados Unidos têm até meia noite desta segunda-feira, quando termina o atual ano fiscal do país, para aprovar uma proposta de lei orçamentária e evitar que serviços federais fiquem paralisados por falta de recursos. Com o fim do ano fiscal nesta segunda, e a falta de aprovação de um novo orçamento, o governo ficaria sem recursos disponíveis para manter seus gastos.
Para evitar que o governo fique sem financiamento, parlamentares decidiram nas últimas semanas aprovar um orçamento emergencial, de dois meses e meio, para garantir recursos até meados de dezembro, quando deverão chegar a um acordo sobre uma proposta orçamentária para todo o ano fiscal de 2014. Contudo, nem mesmo para um plano emergencial tem havido acordo. 
Democratas e republicanos vêm travando uma batalha por discordarem sobre a inclusão ou não dos gastos com o Obamacare, como ficou conhecida a nova lei de saúde dos EUA. No domingo, a Câmara dos Representantes - formada por maioria republicana - votou uma emenda que adia os gastos com saúde. O texto deve ser aprovado agora pelo Senado - de maioria democrata - com votação marcada para as 15h (Brasília). A promessa é que o adiamento do Obamacare seja derrubado e uma nova proposta volte à Câmara.
Sem a aprovação dos novos recursos, as agências federais terão que colocar sob licença não remunerada mais de 800.000 funcionários, reduzindo ao mínimo necessário o efetivo das administrações, algo que o presidente Barack Obama chamou de "automutilação" em seu discurso semanal realizado no sábado. Um eventual acordo para evitar a paralisação poderia ocorrer antes do prazo de meia-noite, mas poucos acreditam que isso seja possível.
Em abril de 2011, um confronto semelhante foi resolvido apenas uma hora antes do prazo com um acordo de financiamento do estado no prazo de sete dias. 
Pesquisa — Uma pesquisa divulgada pela rede de televisão CNN, nesta segunda-feira, mostra que mais pessoas culparão os parlamentares republicanos do que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se o governo central sofrer a paralisação.
A pesquisa indica ainda que a maioria deseja um acordo orçamentário para evitar a interrupção do financiamento dos serviços federais. Quarenta e seis por cento dos entrevistados disseram que se as agências e programas do governo começarem a fechar na terça-feira, a culpa seria dos parlamentares republicanos, enquanto 36% disseram que iriam culpar Obama. Apenas 13% disseram que ambos seriam culpados.
Obamacare — A pesquisa da CNN aponta ainda que a reforma do sistema de saúde, conhecida como Obamacare, não é popular, e que a maioria das pessoas considera o financiamento do governo federal mais importante.
Enquanto 57% dos entrevistados disseram que se opõem à lei de saúde, 60% disseram que "é mais importante para o Congresso evitar uma paralisação do que fazer grandes mudanças na nova lei de saúde".

Dilma diz que Cartes fará diferença na integração com o Paraguai


3

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (30), após encontro com o presidente do Paraguai, Horacio Cartes, que ele fará muita diferença no processo de integração entre os dois países. Segundo Dilma, apesar da suspensão do Paraguai do Mercado Comum do Sul (Mercosul) por mais de um ano, as relações bilaterais se mantiveram intactas. Cartes, que tomou posse em agosto, faz sua primeira visita de Estado ao Brasil.
“Acredito que o presidente Cartes fará muita diferença nesse processo, porque tem a firme convicção de que são muito importantes as relações entre nós e sempre me diz uma coisa, desde o primeiro encontro: que os papéis dos nossos chanceleres não conseguirão registrar tudo aquilo que faremos”, ressaltou Dilma. Ela destacou que os dois governos têm o maior interesse no retorno do Paraguai ao Mercosul.
A presidenta ressaltou a existência de ações para interligar ainda mais a economia dos dois países, com investimentos em infraestrutura logística., como o projeto de construção de mais uma ponte sobre o Rio Paraná, em Foz do Iguaçu (PR). “A ponte será mais um elo entre o Paraguai e o Brasil, tornará mais fluido o transporte de cargas e ajudará no escoamento das exportações paraguaias.”
Dilma falou também sobre a inauguração, em novembro, de uma linha de transmissão de 500 quilowatts, com financiamento de US$ 322 milhões pelo Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul, que permitirá levar mais energia da Usina Itaipu Binacional aos arredores de Assunção, capital paraguaia. Para a presidenta, a obra é um símbolo da cooperação no Mercosul e contribuirá para a integração e cooperação ainda maior das cadeias produtivas brasileira e paraguaia. “Essa obra vai permitir grande possibilidade de atração de investidores no Paraguai e contribuirá, sem sombra de dúvida, para a industrialização do país, gerando lá mais emprego e renda.”
De acordo com a presidenta, esses projetos e obras são a prova de que a exclusão do Paraguai do Mercosul não afetou as relações concretas com o Brasil e não gerou prejuízos à população paraguaia. O país ficou suspenso do bloco de 29 de junho do ano passado a 12 de julho deste ano, porque os líderes políticos da Argentina, do Brasil e Uruguai discordaram da forma como o então presidente Fernando Lugo foi destituído do poder, por impeachment. Com o processo eleitoral e a vitória de Cartes, que tomou posse em 15 de agosto, a suspensão foi extinta.
Dilma informou que este foi seu terceiro encontro com Cartes desde que ele tomou a posse e que o potencial de integração entre os dois países é muito maior do que o explorado atualmente. Embora seja a primeira visita de Cartes ao Brasil como presidente, os dois chefes de governo já tinham se encontrado em outros fóruns, como a Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada há uma semana em Nova York. 

domingo, 29 de setembro de 2013

Contos Plausíveis - Carlos Drummond de Andrade (resenha)

Neste livro no qual eu li, tem vás contos, mas o que eu achei mais interessante foi " A bailarina e o morcego ".
O conto " A bailarina e o morcego " conta a história de um possível vampiro que escolhe algumas janelas e entra para sugar o sangue dos proprietários da casa, e sempre elas são moças jovens e faz tão de leve que a vítima não acorda, só pela manhã que percebe dois pequenos pontos arroxeados no pescoço, e todas as noites entra no quarto de uma jovem chamada Hercília Fontamara,, bailarina. Em entrevista falou que depois da primeira vista do morcego, aumentou sua flexibilidade muscular, e que nunca dançou tão bem omo em diante.

Resumo de A Viuvinha

                 








weeshirly dos santos

José de Alencar (1829 – 1877), narra em sua obraA Viuvinha”, publicado em 1857, um romance urbano onde o final feliz prevalece. este livro José de Alencar traz um personagem principal que é um herói que supera tudo, é rico, honesto e na flor da idade. Tudo isso situado em uma sociedade que já se mostrava desigual. 
A fragilidade da mulher, descrição dos ambientes, mistério, religiosidade e o acaso são outros elementos presentes. A critica do livro vai para burguesia, onde o elemento central é o dinheiro.
A Viuvinha é uma estória de um jovem casal, Carolina e Jorge. Jorge é um jovem que foi criado por Sr. Almeida, que é quem lhe dá a notícia da desonra e miséria do nome de seu pai, por causa de algumas dívidas. Isso faz com que Jorge se sinta culpado em se casar com Carolina e na sua noite de núpcias forja sua morte para ter tempo para limpar o nome de seu pai. Depois de algum tempo, com honra e dinheiro volta para seu grande amor que nunca desistiu de o esperar.


Em “A Viuvinha” é narrada a história de Jorge e Carolina. Jorge é órfão de um rico negociante e ainda pequeno é deixado aos cuidados do tutor Sr. Almeida, amigo da família descrito como inteligente e honrado. 
Quando chega na maior idade, depois de terminar seus estudos ele passa a administrar os bens deixados por seu pai. Larga a profissão e acredita que apenas com a fortuna do pai poderá viver uma vida tranquila, onde poderá aproveitar tudo que desejar. Ele vive por três anos gozando da fortuna e uma boa vida, até que um dia se cansa e se sente só.
Depois de uma noite de insônia ele decide sair logo pela manhã e ouve os sinos da igreja, acredita que aquilo seria um sinal. Na missa, se ajoelha mas como não sabe rezar fica olhando ao redor. Até que observa Carolina e fica encantado com a sua beleza. 
Jorge começa então a cortejar a moça que se mostra simples e mora com sua mãe D. Maria em uma casa modesta no morro de Santa Tereza. Depois de dois meses, um dia antes do casamento marcado ele recebe a visita de seu Almeida que informa a Jorge que ele está falido com dividas e sem saída. Jorge já não possuía mais fortuna.
Ele decide se casar mesmo assim e faz uma cerimônia simples. Na noite de núpcias ele oferece uma bebida a Carolina que dorme. Jorge vai até um beco onde corpos são encontrados com frequência, ali perto trabalhadores ouvem dois tiros e correm para ver o que tinha acontecido. Encontram um corpo com rosto desfigurado, uma carteira e um bilhete que dizia para que o corpo fosse enterrado sem dar parte a família ou amigos. Porém Sr. Almeida havia o seguido e lamentou a tragédia. 
Mas a verdade é que Jorge não se suicidou, ele havia fugido para os Estados Unidos e agora usava o nome de Carlos. Na América, conseguiu erguer uma pequena fortuna e volta para o Brasil para sanar as dividas que deixou e honrar o nome de seu pai. Assim que chega ele encontra Carolina, agora conhecida como “viuvinha”, não resiste e passa a se aproximar dela. 
Depois ele tenta seduzir a viuvinha que é fiel à memória de seu marido não tendo mais nenhum outro homem. Então para que ela o ceda acaba confessando a verdade, eles se beijam e se abraçam, e no final passam a morar em uma fazenda longe da cidade, com a mãe de Carolina.

As personagens

Carolina: forma junto com Jorge o casal protagonista de A Viuvinha, é jovem, perfil suave e delicado, olhos negros e brilhantes, cílios longos, tranças que realçavam sua fronte pura, rica e apaixonada.
Jorge: jovem que já fora muito rico e agora se mostrara simples nos atos e na existência.
Dona Maria: mãe de Carolina, senhora de idade.
Sr. Almeida: negociante, ex-tutor de Jorge, velho de têmpera antiga, calvo, com energia no caráter, vivacidade no olhar e porte firme.

Conclusão

A Viuvinha é um lindo romance que dá asas a imaginação, tem como tema o amor entre um homem e uma mulher, tema atual em todos os tempos e por isso prende a atenção dos leitores mais variados. Importante dentro do seu movimento literário.

Conflito na Síria

                                                                                      

John Kerry expressou confiança de que congresso''vai fazer o que certo''.Obama disse sábado ter decidido que pais deve adotar ação militar .......


O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, disse neste domingo (1º) que testes provaram o uso da arma química sarin em ataques na Síria. Segundo a rede CNN, amostras de sangue e cabelo mostram o uso de gás sarin.

Kerry ainda expressou confiança de que o Congresso "vai fazer o que é certo" sobre o pedido do presidente Barack Obama para ataques militares limitados dos EUA contra a Síria.........                                                                              Em entrevista à CNN, Kerry disse que os EUA obtiveram amostras independentes e que o governo do presidente Bashar Al-Assad ordenou o ataque químico. "Sabemos que o regime ordenou o ataque, sabemos que eles prepararam. Sabemos de onde vieram os mísseis. Sabemos onbde caíram. Sabemos o estrago que foi feito. Vimos as horrendas imagens pelas redes sociais e temos evidências por outros meios e sabemos que o regime tentou enconbrir."O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, disse neste domingo (1º) que testes provaram o uso da arma química sarin em ataques na Síria. Segundo a rede CNN, amostras de sangue e cabelo mostram o uso de gás sarin.

Kerry ainda expressou confiança de que o Congresso "vai fazer o que é certo" sobre o pedido do presidente Barack Obama para ataques militares limitados dos EUA contra a Síria.
Sobre a demora na decisão do Congresso sobre o tema - que deve começar o debate no dia 9 - Kerry disse que a ação não é algo que precisa acontecer o quanto antes. "Já que não é uma situação de emergência, como vimos que foi na Líbia [...], já que temos o dever de atacar a qualquer momento se Assad for bobo o suficiente para se engajar em um novo ataque, acreditamos que antes disso seja importante ter o crédito pleno dos americanos e do Congresso."
Obama afirmou no sábado ter decidido que o país deve adotar uma ação militar contra alvos do governo sírio, mas ressaltou que irá buscar a aprovação do Congresso norte-americano antes de fazê-lo.

O presidente dos EUA, em um discurso feito na Casa Branca, disse que havia autorizado o uso de força militar para punir a Síria por conta de um ataque com armas químicas realizado em 21 de agosto.
Navios da Marinha estão na região aguardando ordens para lançar mísseis, e os inspetores da ONU deixaram a Síria depois de reunir provas de um ataque com armas químicas que as autoridades norte-americanas afirmam ter matado 1.429 pessoas em áreas controladas pelos rebeldes.

Síria: Assad diz que poderia deixar presidência, mas não em meio à guerra



Presidente sírio também disse que respeitará as resoluções da ONU sobre o arsenal de armas químicas do país



Assad concede entrevista à jornalista da TV italiana em Damasco Foto: AP



"Claro, vamos respeitá-la (a resolução) e nossa história demonstra que sempre respeitamos nossa assinatura em todos os tratados que firmamos", declarou Assad a um jornalista da rede italiana Rai 24. Ele assegurou ainda que seu país "garantirá, com toda a certeza, ajuda e proteção" aos especialistas da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), que devem chegar a Damasco na terça-feira. 
O presidente sírio Bashar al-Assad declarou neste domingo que seu país acatará a resolução das Nações Unidas sobre armas químicas adotadas na sexta-feira pela ONU, segundo a agência oficial Sana. Ele também afirmou que poderá deixar a presidência se isso for melhor para o país, mas negou a possibilidade de tomar essa decisão em meio à guerra civil. 
Assad afirmou que deixaria a chefia de Estado se isso contribuísse para melhorar a situação no país, mas disse não pensar em fazê-lo no meio do atual conflito armado. "Se abandonar meu cargo contribuísse para melhorar a situação, não teria nenhum escrúpulo, mas agora devo seguir em meu posto", disse Assad.
No meio de uma tempestade não se abandona o navio; minha missão é levá-lo ao porto, não abandoná-lo......
"No meio de uma tempestade não se abandona o navio; minha missão é levá-lo ao porto, não abandoná-lo", argumentou Assad na primeira entrevista concedida a um veículo estrangeiro após a resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre o desmantelamento do arsenal químico da Síria.
Irã
Assad também considerou que a reaproximação entre Estados Unidos e Irã é positiva para seu país. "Se os americanos forem sinceros em sua aproximação com o Irã, os resultados serão positivos no que diz respeito à crise síria e todas as crises na região", disse Assad. "Os iranianos, como os sírios, não confiam nos americanos (...) mas os iranianos não agem com rancor em sua reaproximação. É um passo bem estudado que se baseia na experiência dos iranianos com os Estados Unidos desde a revolução iraniana de 1979", ressaltou.


Europa não é capaz de conduzir negociações
Em contrapartida, Assad disse que a Europa não tem a capacidade necessária para desemprenhar um papel-chave nas negociações de paz sobre a Síria. "Sinceramente, a maioria dos países europeus não tem a capacidade de desemprenhar um papel na Genebra II (conferência de paz sobre a Síria), já que não possui o que se necessita para ter sucesso nesse papel", afirmou.
"Eles adotaram a política americana em suas relações com diferentes países (da região) desde a presidência de George Bush. Como poderiam desempenhar um papel sem falta a eles credibilidade", questionou. "Como podem falar de ajuda humanitária, enquanto a Europa impõe o pior embargo à Síria desde a sua dependência em 1946", insistiu.
Oposição
Quanto a oposição, Assad ressaltou que para ele, "os homens armados são terroristas". "Não importa qual partido político participe da conferência de Genebra, mas não podemos, por exemplo, conversar com organizações ligadas à Al-Qaeda ou com terroristas. Não podemos negociar com pessoas que pedem uma intervenção militar na Síria", declarou, em referência à Coalizão Nacional de oposição síria.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou na noite de sexta-feira, por unanimidade, uma resolução que prevê a destruição do arsenal químico do regime sírio de Bashar al-Assad. Essa é a primeira resolução adotada pelo máximo órgão da ONU sobre a Síria desde o início do conflito naquele país, em março de 2011, após os vetos de Rússia e China a três projetos precedentes. A resolução do Conselho de Segurança foi aprovada por seus 15 membros, entre eles os cinco permanentes com direito a veto: Estados Unidos, Rússia, China, França e Grã-Bretanha. 
Quase de forma simultânea, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou uma nova conferência de paz sobre a Síria, denominada Genebra II, que será realizada em meados de novembro com o objetivo de tentar organizar uma transição política no país mergulhado em uma sangrenta guerra civil.
GUERRA NA SÍRIA PARA INICIANTES
AFPAFP
AFPAFP

Síria: irmãos de 12 e 14 anos pegam em armas após morte de familiares....




Promessas de campanha; qual o valor do voto?



Os candidatos que nos cercam durantes as campanhas eleitorais, cobrindo-nos de promessas, acabam não cumprindo quase nenhuma delas depois de eleitos.
Prometem infraestrutura, saneamento básico, saúde e educação de qualidade, mas o que vemos após a eleição desses candidatos escolhidos por nós, de alguma forma, é somente a corrupção, enquanto as ruas estão alagadas com os esgotos estourados por falta de saneamento básico; as ruas esburacadas, que segundo alguns moradores podemos chama-los de crateras pela proporção que eles alcançam, pela falta de infraestruturas; as escolas estão sendo invadidas por vândalos, como aconteceu na escola CEM Cidade Operária I, por falta de segurança nas escolas públicas; nos hospitais faltam médicos, matérias cirúrgicos, leitos, remédios entre outros problemas.

Bom isso é que dá muitas vezes vender o voto pensando em se beneficiar, só que as pessoas não se dão conta de que ao cometerem esse ato, que além de uma simples ação é um crime, não somente para quem compra, mas também para quem vende voto, estão se prejudicando muito mais, pois o que adianta uma reles quantia de dinheiro que não vai durar nem um mês comparado a 4 anos convivendo com problemas de corrupção, entre outros problemas sociais, sendo que este cidadão não pode nem se quer reclamar, pois foi ele quem quis assim quando vendeu seu voto.

Um dia os brasileiros poderão mudar isso e colocar finalmente alguém que possa realmente governar nossas cidades, estados e país de forma coerente. Cabe a cada cidadão antes de votar: pesquisar, conversar com parentes e pensar muito bem a respeito do candidato escolhido, para não fazer o absurdo de vender seu voto por um trocado, assim como fizeram muitos nas eleições passadas e hoje sofrem e fazem muitas pessoas sofrerem por causa disso.

Quando ainda criança é comum pensar “ainda não posso votar, por isso não posso reclamar”, mas com o tempo é possível perceber que pensar desta maneira esta errado, pois crianças e adolescentes menores de 16 anos podem mudar o destino de nosso país sim, basta conversar com seus pais, amigos e familiares que já votam os pros e contra de cada candidato escolhido, assim poderão influenciar desde cedo na construção de um país melhor para todos.

Promessas de campanha:qual o valor do voto




 Hoje em dia,tem muitos politicos que compra voto para ganhar eleiçao,em muitos casos eles prometem muitas coisas para o povo,que se voltarem neles eles vao fazer muitas mudanças no bairro e na cidade que vivem.sera que isso e verdade
  Nao,eles prometem mas nao cumpre,algum ate tenta mas nao consegui melhorar a cidade,por outro lado,o governo nao ajuda poe muitas dificuldades.
 Eles nao percebe que tem pessoas que nao tem lugar para morar e nem comida para sustentar seus filhos,algumas familias moram na rua ao ponto de serem mortas por bandidos,que mundo que estamos vivendo se o governo nao se interresa com os cidadaos,e depois vao pedir voto na televisao e o povo acredita.



                          obs:os acentos aqui no teclado estao erado,por isso eu nao conseguir acentuar.

Promessas de campanha: qual o preço do voto?

 O Brasil possui escrita uma constituição altamente democrática,no entanto apresenta muitas controvérsias quando se sai do campo escrito para o prático.São incontáveis os exemplos de tal descaso,mas um que merece suma importância é: o voto limpo.A sociedade brasileira de fato se encontra cansada de ver deficiências na pratica de sua constituição garantida por lei,no entanto a mesma possui uma forte arma no combate a corrupção,seu voto pode mudar muitas coisas que estão erradas,contudo a corrupção parece contamina-las no campo das eleições, pelo fato de políticos corruptos tentarem e conseguirem manipula-las por uma simples troca de favores.O fato é que o pais historicamente e marcado por governos corruptos que afetam a vida de toda a sociedade,causando grandes mazelas a a mesma como a pobreza de muitas regiões ,como exemplo o interior do nordeste e outras incontáveis áreas no restante do país,além disso falta de infraestrutura nas instalações públicas como:hospitais,escolas,presídios etc..O voto tem o poder de colocar no poder aquele que terá como missão cuidar de ambos os setores da sociedade a tornando mais justa para o convívio melhor entre todas as camadas sociais. Infelizmente muitas pessoas simplesmente não pensam de uma maneira que vise a coletividade, a sociedade como um todo ,mas sim em si próprias. O fato de as pessoas se corromperem por um simples objeto,cargo ou propina,são provas também da descrença em relação a politica,acabaram se cansando por esperar por aqueles que deviam cuidar de seus direitos,tal quais apresentam-se na constituição do país,nem tudo é fácil, por isso as pessoas se corrompem,deixando a sociedade mais estéril de valores éticos prejudicando o sentimento de coletividade.O cidadão tem que ter a consciência que seu voto apesar de pequeno no pensamento do mesmo, é de fundamental importância de um país mais justo que traga benefícios mútuos a todas as camadas sociais diminuindo consistentemente a deficiência na divisão de riquezas do pais.Um país melhor é o que todos sonham,e acabar com corrupções e de suma importância para que se possa ter de fato todos os direitos de um cidadão garantidos pela constituição brasileira de 1988.A democracia deve ser defendida,o voto deve ser usado, como deve realmente ser usado,de forma limpa e justa visando colocar pessoas capacitadas a dirigir seja o país,estado ou seu município, para que garantam a seus cidadãos uma vida melhor, favorecendo não só o crescimento dos setores sociais,mas também o desenvolvimento dos mesmos.

Resenha Encarnação

    DIEGO DOS SANTOS
                         

     Encarnação e um dos Romances do escritor brasileiro Jose de Alencar.  ultimo de Jose de Alencar, encarnação foi escrito aos 47 anos de idade, meses antes da sua morte.
              Hermano, muito bem situado socialmente, casa-se com julieta, de projeção social menor, filha do coronel aposentado, muito atraente, e vão viver na chácara de São Clemente uma vida plena de felicidade e que só termina com a morte da esposa durante um aborto. Abreu, o criado sempre bem vestido  com trajes escuros atende bem as poucas visitas que la comparecem para tratar de negócios. Pai de criação de julieta, apos sua morte  torna-se homem de confiança e ajuda a patrão a manter viva a memoriá da esposa.
              O DR. Henrique Teixeira, recém chegado da Europa é amigo de infância de Hermano, leva-o para paris, tentando ajuda-lo mas sem sucesso. ele retorna para sua chácara, cumprindo algum pacto de um amor eterno, Hermano encomenda estatuas da esposa, que chegam em sua casa embalada em grandes caixas fechadas que motivam muitos mexericos na região, Amalia, desde aos nove anos bisbilhotando a vida do casal, agora com 18 anos vê chegando aquelas caixas e depois vê silhuetas de mulher na casa. supõe uma traição de Hermano a memoria da esposa e se decepciona. O SR. veiga busca uma aproximação com o jovem medico para saber mais da vida do vizinho  um bom partido, e o seu equilíbrio emocional.
              Amalia aproveita, também  para saber mais do vizinho e o pai supõe um namoro da filha com o medico. o tempo passa, amelia começa a sentir atração por Hermano  e procura chamar sua atenção usando todos os seus dotes e, principalmente, a sua bela voz que sera também um dom de julieta muito admirado pelo marido. Hermano é tocado e se aproxima de Amalia usando agora amigo comum, DR Teixeira os dois se conhecem em uma festa e se entendem. a casa de Hermano é reformada e decorada para receber a noiva. os aposentos da ex-esposa , porem, sao conservados intactos e sempre fechadas, por determinação de Hermano. o casamento acontece e é marcado pelos mal entendido e duvidas levantadas, ha tempos , por Amalia o que impedi a sua realizaçao de fato.
             O casamento de fato so acontecera quando Amalia, desobedecendo ordem de Hermano, pegar a chave dos aposentos de julieta e, entao tudo se esclarece. a historia termina com o nascimento de uma menina que completa a felicidade do casal. a menina apresenta traços de Amalia e, tambem , traços da ex-esposa, julieta que nao seriageneticamente explicáveis.

            principais personagens:
Amália (Encarnação) - loira, bonita, 18 anos, querida dos pais, toca piano, canta, gosta de festas. Cortejada pelos melhores moços que não leva a sério. “Amália não nutria prejuízos contra o casamento, que aliás aceitava como uma solução natural para o outono da mulher. Ela bem sabia que depois de haver gozado da mocidade, no fim de sua esplêndida primavera , teria de pagar o tributo à sociedade, como as outras escolher um marido, fazer-se dona de casa, e rever nos filhos a sua beleza desvanecida.”
Carlos Hermano de Aguiar - 30 anos, muitos bens, pessoa reservada, mantêm portas da frente sempre fechadas, vai á cidade poucas vezes, a excentricidade atrai a bisbilhotice e maledicência . Cultua a memória da esposa com quem foi muito feliz. “Do que poucos sabiam, e só alguns amigos se lembravam, era da primeira mocidade de Hermano, quando ele passava por um dos mais brilhantes cavalheiros dos salões fluminenses. Sua graça natural, o primor de suas maneiras, e as seduções do seu espírito, o distinguiam entre todos como um tipo de elegância.”
Julieta - esposa falecida de Hermano, filha de coronel reformado, morena alva, cabelos negros, muito atraente, freqüentava pouco a sociedade. Um aborto a levou. Enquanto viveu, foi um mar de felicidade. Apaixonada pelo marido com quem fez pacto de amor eterno. “O casamento é uma fatalidade. Meu marido há de pertencer-me de corpo e alma. Para sempre e eternamente.”
Abreu - pai de criação de Julieta, recebeu-a em seus braços ao nascer e contava só deixá-la quando morresse. Homem de confiança de Hermano, após a morte de Julieta, ajuda o patrão a manter viva a sua memória.

                                                           prof: Andreson Lima.

sábado, 28 de setembro de 2013

Resenha de Inocência

Introdução

           A obra “Inocência” de Visconde de Taunay é considerada o melhor romance sertanejo do Romantismo.
           Nesta obra, Visconde de Taunay descreve o amor impossível de Cirino e Inocência, no qual despertaram um amor incondicional desde o primeiro encontro.
           Inocência era uma pobre moça que vivia isolada em seu quarto por autoritarismo e conservadorismo do pai, o senhor Pereira, que já havia dado a mão da filha em casamento para o capataz Manecão. Porém, Cirino, um médico desconhecido havia se hospedado na casa do senhor Pereira para curar Inocência que há dias estava doente de febre acabou se apaixonando por ela.
           
 Desenvolvimento

           Cirino, um rapaz muito curioso e de boa índole. Ele viajava pelo sertão se apresentando com um médico dando consultas, quase sempre bem sucedidas, embora ele fosse apenas um farmacêutico. Com o tempo ele conhece Pereira, um pequeno proprietário rural, que tinha uma filha que estava doente.
Ele aceita a hospitalidade de Pereira e cura a febre da filha do proprietário, chamada Inocência. Mas ao vê-la ele se encanta com sua beleza e se apaixona por ela. No entanto Inocência já estava prometida a um vaqueano, Manecão, e assim caracteriza-se a temática do romance: um amor impossível.
Quase que simultaneamente, um naturalista alemão chamado Meyer, que vagava pelos sertões caçando borboletas, apresenta-se na fazenda de Pereira, acompanhado de um cômico, e traz uma carta do irmão de Pereira, com algumas recomendações. Ele Pereira, recebe o naturalista de braços aberto, mas não entende que as galanterias que o alemão destina a sua filha, são apenas por educação, e assim passa a vigia-lo.  Conta isso para seu serviçal, um anão surdo e mudo, que se chama Tico. E sem entender nada do que esta acontecendo, Pereira pede para Cirino ficar em sua casa até a partida do alemão, assim ele ajudaria a guardar sua filha.
Inocência e Cirino mal se falam, até que ele resolve lhe confessar sua paixão.  Ele responde da maneira mais simples que alguém pode imaginar.
Em seguida ela, acusa o falso médico de lhe virar o juízo por meio de algum feitiço. Mas ele a convence que seu amor é sincero e Inocência também se descobre apaixonada por ele. Depois de se encontrarem algumas vezes as escondidas, Cirino propõe a fuga como uma alternativa para a realização do amor dos dois. Inocência recusa-se a fugir com medo que seu pai a amaldiçoasse, e sugere que o amado vá pedir ajuda de um padrinho dela, Antônio Cesário, por quem seu Pai tinha grande admiração e respeito.
Enquanto isso, o naturalista alemão descobre uma nova espécie de borboleta e lhe da o nome de Inocência. Deixando assim o pai da menina indignado e cada vez mais vigilante. Logo alemão vai embora, acabando assim com as suspeitas de Pereira. Cirino também viaja em busca do padrinho de Inocência.  Ao mesmo tempo, Manecão, o noivo prometido de Inocência chega à casa de Pereira, porém Inocência se recusa a validar o compromisso e é espancada pelo pai.  Através de mímica o servo anão, indica que o médico é o responsável pela recusa da garota. Indignado Manecão vai atrás de Cirino e o assassino.
            Pereira indignado com a traição de ambos (Inocência e Cirino) atira a filha no chão que bate a cabeça na parede e mais tarde vem a falecer por consequência da pancada e principalmente por solidão.

 Conclusão

             A história em geral, trata sobre o amor entre Inocência e Cirino, Inocência proibida de conhecer o mundo, Cirino proibido de amar Inocência. Ambas as causas de sofrimento impostas por Pereira, o pai de Inocência.  Mas como o amor não é algo que se controla, Cirino e Inocência se apaixonaram e passaram a namorar escondidos, por dois motivos: o primeiro já foi dito anteriormente, Sr.ª Pereira, pai da moça, senhor de teimosia; o segundo, Manecão, um criador de gado muito violento. E após mal entendidos, hóspedes inesperados, etc. O final termina na morte dos dois apaixonados. E a parte que mais me chamou a atenção foi que, até o fim de sua vida, Inocência não se casou com Manecão. O livro de Visconde de Taunay é realmente muito bom, envolvem segredos, romance, perigo e contém muitos sentimentos.

 Personagens


Protagonista
·         Inocência, moça sertaneja simples, carinhosa, meiga e bela. Está prometida a se casar com um homem (Manecão) escolhido pelo pai (Pereira), embora seja apaixonada por Cirino.

Personagens planos
·         Pereira, homem com comportamento rude e autoritário, conservador de costumes e morais das quais utiliza através de sua vida como sociedade patriarcal; pai de Inocência.
·         Cirino, moço de bom caráter que, caminhando pelo sertão, passava-se por médico utilizando seus conhecimentos farmacêuticos para ajudar as doenças das pessoas.

Antagonista
·         Tico, figura que lembra o Quasímodo de Victor Hugo, é um anão mudo que vigia Inocência e relata a Pereira seu romance com Cirino.

Personagens secundários
·         Meyer, naturalista alemão que embarca no Brasil para conhecer novas espécies de insetos; hospedando-se na casa de Pereira porque trazia consigo uma carta de Chiquinho, desperta insegurança no anfitrião quando elogia Inocência.
·         Manecão, negociante de gado que, viajando, arrumava os papéis do seu casamento arranjado com Inocência.

Outros
·         Maria Conga, criada.
·         Antônio Cesário, padrinho de Inocência que tenta ajudá-la em seu romance com Cirino.
·         Francisco dos Santos Pereira (Chiquinho), irmão mais velho de Pereira que envia uma carta a ele através de Meyer.

 Biografia do autor

            Alfredo d’Escragnolle Taunay nasceu no Rio de Janeiro, em 1843. E faleceu, na mesma cidade, em 1898. Filho de família aristocrática francesa teve uma educação de bom nível no Colégio Pedro II. Entrou em seguida na Escola Militar, e, como segundo- tenente participou da Expedição de Mato Grosso (1865-1868), início da Guerra do Paraguai, da qual, aliais, tirou matéria para escrever Inocência e A retirada da Laguna, este último um diário da guerra. Taunay elaborou também diversas outras obras literárias pertencentes ao gênero dos romances, são elas: Cenas de viagem-1868, A mocidade de Trajano-1872, Lágrimas do coração-1873 dentre outras.